Dúvidas sobre cerclagem McDonald


O grande mestre, pesquisador e conhecedor sobre cerclagem uterina no Brasil - o professor da PUC do Rio Grande do Sul, Dr. Caio Coelho Marques preparou uma matéria especialmente para o site Cerclagem. Tire aqui as suas dúvidas.


A cerclagem à Mcdonald é simples e segura?

Sim, tem bons resultados para o feto e mínimas complicações maternas.

O índice de infecção é maior para a mulher que realizou esse método de cerclagem?

Não, a infecção independe da técnica de cerclagem.

Já fiz a cerclagem McDonald e ela falhou. Ela deve ser indicada numa próxima gestação ou o ideal é fazer outro método?

Pode ser esta mesma técnica.

O risco de esgarçar os pontos é maior fazendo a cerclagem Mcdonald?

Não. Independe da técnica: (McDonald, Shirodkar, Palmer).

Fiz a cerclagem à McDonald. Tenho que fazer repouso absoluto?

Não, mas deve-se individualizar cada paciente segundo os seus hábitos de vida e ponderar que a atividade física pode diminuir a idade gestacional em gestações de alto risco.

Qual a diferença entre cerclagem McDonald simples e dupla?

A dupla sutura seria utilizada na tentativa de se conseguir chegar mais próximo do orifício interno.

A cerclagem dupla é mais forte ou diminui o risco de infecção?

Não. De acordo com a publicação realizada na revista Am J Obstet Gynecol. de janeiro de 2011” Effect of 2 stitches vs 1 stitch on the prevention of preterm birth in women with singleton pregnancies who undergo cervical cerclage”;  mostra que a dupla cerclagem aumenta o comprimento do colo, mas não a duração da gestação. A segunda sutura  é realizada na tentativa de se colocar a sutura em um nível mais superior nos casos onde o colo já se apresenta modificado.

Na sua opinião, a cerclagem McDonald é fraca?

Não, ela é uma boa técnica.

Por que a maioria dos obstetras só sabem realizar a cerclagem à McDonald?

Porque a patologia IIC é uma patologia de fraca prevalência e a cerclagem é realizada raramente e fica difícil o aprendizado pelo pouco número de pacientes.

Pelo SUS só encontro médicos que realizam cerclagem McDonald. O que devo fazer se quero fazer uma cerclagem mais forte? Tenho direito de exigir qual o método de cerclagem que quero fazer? 

O ideal é uma parceria sem exigências... Qualquer pessoa envolvida em um caso (paciente, familiar, médico) pode sugerir uma técnica, mas jamais tentar impor alguma coisa. Deve ser lembrada que a medicina fornece meios, mas não garante a cura ou o sucesso do tratamento. Também, se for exigida uma técnica que o médico não está familiarizado, ela pode não ser feita a contento e se ela falhar a “pretensa culpa” poderá ser de quem exigiu essa técnica diferente.


CONSIDERAÇÕES

 

 

1.   A etiologia da prematuridade é multifatorial, mas há consenso na literatura médica que a grande causa está ligada à infecção localizada no aparelho reprodutor ou disseminada na mãe;

2.  As causas da IIC também são múltiplas, algumas ligadas à malformação do colo uterino, outras à alteração genética materna, à lesão local por algum parto ou curetagem  anterior. Na IIC a infecção não está à causa primária, mas ela é a conseqüência e o fator desencadeante do processo.

3.  A vagina é rica em bactérias que conferem condições adversas a outras bactérias estranhas ao meio, fazendo a proteção da vagina.

4.  No caso de uma IIC, com a dilatação do colo e o prolapso das membranas pelo colo uterino, muitas vezes há a contaminação, desencadeando o processo de expulsão do feto.

5.  A cerclagem, por qualquer técnica, de per si, não aumenta o risco de infecção, mas as condições encontradas na ocasião de várias cerclagens realizadas mais tardiamente quando o colo uterino já apresenta modificações favorecem o risco de infecção.

6.  A cerclagem à McDonald é mais fácil de ser realizada, mas muitas vezes não atinge o orifício interno do colo uterino por não dissecar o espaço entre o colo uterino e a bexiga, o que é feito na s cerclagens à Shirodkar e à Palmer.

Matéria: Dr. Caio Coelho Marques
Edição: Erivane de Alencar Moreno



PUCRS
Especialista em IIC, o professor Dr. Caio Coelho Marques do Rio Grande do Sul é um dos poucos pesquisadores no Brasil sobre o tema.

Professor na PUCRS, o Dr. Caio encabeçou uma pesquisa realizada no Hospital São Lucas da Faculdade de Medicina da PUCRS - o único centro participante em toda a América de uma pesquisa internacional, multicêntrica que busca esclarecer se, além da circlagem clássica, uma segunda sutura aumentaria as chances de prolongar a gestação e permitir que mais mães levem os seus filhos para casa.


Esse estudo foi coordenado pelo Professor Niels Jørgen Secher, da Copenhagen University, no Hospital in Hvidovre, Dinamarca, no site www.cervicalocclusion.com , abrangendo diversos países.


Para quem mora na região Sul do país vale a pena procurá-lo.

 
Nome competo: Caio Coelho Marques
Consultório: Alameda Coelho Neto, 20 conj. 201 Porto Alegre RS
                   fones: 51.3328-4821 e 51.3328-3649
Hospital São Lucas - PUCRS - Serviço de Obstetrícia.
                   fone: 3320.2290 , ramal 2290 (ambulatório sala 316)
- Função: Professor Titular da Faculdade de Medicina PUCRS
                 Pesquisador: linhas de pesquisa: medicina fetal, insuficiência istmo cervical e gemelidade.



 

 




O Dr. Caio Coelho Marques
possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968) e doutorado em Medicina - Universidad Del Salvador - Argentina (1993). Máster em Bioética y derecho pela Universidad de Barcelona - Espanha (2004). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Idealizador e moderador do Fórum de Ética em Pesquisa no site da PUCRS. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da PUCRS desde 1992, tendo exercido todos os cargos neste comitê. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em perinatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: obstetrícia, medicina fetal, ginecologia, bioética clínica e erro médico.

Postar uma Nova Mensagem


 
Nome: Amanda Email: amannda83@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 21 Feb 2010 20:48:21 GMT

Comentário: sou de porto alegre,fiz cerclagem a 2 meses.o dr tem emeil para fazer contato...



Nome: Aline Bolorini Email: aline.scosta@globo.com
Cartão de Visitas:   
País: RJ - BRASIL  Data: 22 Feb 2010 14:20:04 GMT

Comentário: Fiz cerclagem de emergencia com 22 semanas e estou de repouso absoluto já entrando na 24 semana. Gostaria de cooperar com o meu depoimento. Abraços!



Nome: Silvana Email: silsait@bol.com.br
Cartão de Visitas:   
País: RS - BRASIL  Data: 25 Feb 2010 23:21:28 GMT

Comentário: Sou do RS e fui diagnosticada IIC, mas só depois de perder minha filha, estava c 19 semanas, meu médico foi e é maravilhoso,vou tentar novamente, usando a cerclagem, o dr tem e mail para contato?



Nome: Vanessa Email: vanessynhasc@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: RS- BRASIL   Data: 24 Mar 2010 15:32:15 GMT

Comentário: ja perdi 2 bebes de 20 semanas,sendo q o ultimo com cerclagem de emergencia de 19 semanas!Estou gravida de 5 semanas e preciso de um medico q possa confiar,especialista no assunto, pois tenho IIC! Se tiver um e-mail para me mandar agradeço! Estou preocupada!



Nome: Daiane Menezes Email: day.educaaofisica@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 7 Apr 2010 15:22:43 GMT

Comentário: Boa tarde doutor meu medico do usb disse que eu posso estar com incompetencia cervical, mais, ja estou de 19 semanas o que posso fazer ? Ele me passou um remedio INIBINA !!! Me ajude doutor desde ja grata DAIANE



Nome: SILVIA DUARTE Email: srsd_2006@yahoo.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL RS  Data: 29 May 2010 02:44:56 GMT

Comentário: BOA NOITE TIVE DUAS PERDAS UMA COM 21 SEM E OUTRA COM 8 SEM TENHO ICC, E GOSTARIA DO EMAIL DESTE MEDICO E SABER SE ELE ATENDE PELO SUS.



Nome: Camila Carvalho Email: camilajemnecki@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 10 Sep 2010 16:04:54 GMT

Comentário: Nossa que legal muito bom saber q temos um especialista em nosso estado



Nome: Vanessa Chagas Email: 
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 28 Oct 2010 20:13:32 GMT

Comentário: Quero agradecer ao Dr Caio que fez minha cerclagem em maio com 13 semanas, agora estou com 36 semanas e 4 dias daqui 10 dias conhecerei meu bebezinho... Dr Caio é um anjo,medico maravilhoso!! Tudo valeu a pena!! Sou de Caxias,mas fiz a cerclagem em POA com ele..Dr Caio obrigada por tudo mesmo!!Nem acredito que vou ser mae com a ajuda dele!! Beijos e boa sorte pra vcs que vao ter seus bebezinhos!!



Nome: Adriana Rocha Email: adrianarocha.rg@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 3 Mar 2011 00:14:23 GMT

Comentário: Dr, já fiz 2 cerclagens. A 1ª estava c/16 semanas mas já estava c/ dilatação, perdi o bebê c/22 semanas. A 2ª fiz antes de engravidar, porém perdi c/18 semanas.Estou grávida novamente, moro em Rio Grande e nenhum médico quer me atender, o senhor pode me mandar seu email informando como posso marcar uma consulta com o senhor e quais são os valores? Por favor,me ajude!!! Obrigada!



Nome: Muriel Email: murielv86@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 13 Mar 2011 18:34:12 GMT

Comentário: Olá, sou do sul,estou na minha 1° gestaçao e fiz cerclagem de emergencia com 22 semanas de gestação, pois havia perdido o tampao e estava com dilatação e contraçoes!hoje estou com 34 semanas de gestação e estou muito bem!tenho uma amiga que passou pelo seu 3° aborto e 2° com cerclagem, segundo os medicos ela tem um defeito congenito e raro de nao ter colo uterino, gostaria de saber se existe possibilidade dela fazer uma plastica no utero para que consiga engravidar novamente!!!!att, muriel



Nome: fidah Email: fidahnajjar@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 28 Jun 2011 17:04:09 GMT

Comentário: sou do terceiro ano e estamos realizando uma pesquisa de profissoes nas areas q nos interessam. se fosse possivel gostaria de seu e mail para lhe enviar minhas perguntas...Obrigada. Fidah Mohamad



Nome: DANIELA CHITES PINHO Email: DANICHITES@HOTMAIL.COM
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 28 Jul 2011 19:06:52 GMT

Comentário: MORO EM TORRES R.S TIVE 2 ABORTOS TENHO IIC . GOSTARIA DE CONVERSAR COM O SENHOR . GOSTARIA DE ENGRAVIDAR NOVAMENTE MAS TENHO MEDO DE PERDER OUTRA VEZ. TENHO UM LINDO FILHO CHAMADO VITOR SENDO ESTE DE CORAÇÃO. POR FAVOR ME MANDE SEU E MAIL. OBRIGADA DANI



Nome: Leticia Email: leticia.fran@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 27 Aug 2011 21:00:50 GMT

Comentário: Oi! Sou de São Paulo e gostaria de saber se o Dr. atende pelo SUS ou se me indica um especialista de confiança aqui em São Paulo,tenho IIC e tive um aborto de 19 semanas e um parto prematuro de 29 sem. após cerclagem de emergencia com 18 semanas, o bebê nasceu com infecção e viveu 53 dias. Gostaria de engravidar denovo mas preciso de ajuda. obrigada.



Nome: Ana Paula Email: paulapereira03@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: PE, BRASIL  Data: 22 Sep 2011 19:24:06 GMT

Comentário: Sou de Recife, engravidei e perdi bebê com 22 semanas, em maio de 2010, o medico falou que foi por causa da incompetência uterina, daí então estou com muito medo de engravidar,pois disseram q tenho que ficar de repouso absoluto mesmo fazendo a cerclagem,será que é mesmo?.



Nome: Michelle Email: michellyshow@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL/ RIO DE JANEIRO  Data: 5 Dec 2011 16:20:23 GMT

Comentário: Boa tarde,Doutor! Acabei de perde meu bb e estava com 25 semanas e infelismente ele nasceu morto.Ainda estou muito abalada,porque queria muito esse filho.Mais não vou desistir.Essa é a 2ª gestação que perco.Todos os médicos afirmaram que tenho IIC. Mais não quero desistir e pretendo tentar com a circlagem,pois meu sonho é ser mãe.Será que o Sr.poderia me ajudar,indicando um médico especialista aqui no Rj para que eu possa me consultar? Agradeço o espaço e fico no aguardo,Michelle.



Nome: Raquel Rabelo Email: kelrabelooliveira@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 31 Jan 2012 17:25:48 GMT

Comentário: oi meu nome é Raquel,eu tenho incompetencia istimo cevical,perdi 2 bebes,a ultima gravidez estava com 6 meses,foi muito dificil entrei em trabalho de parto ,e durante 5 dias minha bolsa não rompeu,e minha filha veio A FALECER mesmo antes de nascer,fiquei com muito trauma,quero engravidar mais tenho muito medo de perder,pois sofre muito...Gostaria de saber se vc indica um especialista de sua confiança em BH MG,para mim é mais facil estar fazendo o tratamento lá,eu moro em Divinopolis MG.desde já meu muito obrigado ..RAquel



Nome: Elediane Email: eledianelima@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 16 Apr 2012 12:34:30 GMT

Comentário: Tive um aborto tardio com 21 semanas, minha GO diagnosticou IIC, agora estou grávida de 11 semanas e vamos fazer a cerclagem e ela recomendou repouso. Após a perda consultei com o Dr. Caio, ele me tirou muitas dúvidas e me tranquilizou para uma próxima tentativa, não vou me tratar com ele pois não moro em Porto Alegre, mas gostaria de manter contato com ele durante minha gestação. Se alguém puder me passar o e-mail, agradeço.



Nome: ALINE Email: aline.helenah@hotmail.com
Cartão de Visitas:  http://MG  
País: BRASIL  Data: 25 May 2012 17:02:25 GMT

Comentário: TENHO QUE FAZER UMA CERCLAGEM E QUERO SABER SE POSSO FAZER ANTES DE ENGRAVIDA,PORQUE TIVE UM ABORTO ESPONTANEO E FICO MEDO DE ENGRAVIDA DENOVO E PERDER



Nome: jenifer Email: jc_rohdt@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: RS BRASIL  Data: 21 Aug 2013 15:53:14 GMT

Comentário: olá, gostaria de saber se o doutor caio tem um email para contato, pois gostaria de uma consulta para ter mais informações sobre iic.



Nome: Samanta Langanki Matias Email: samantalangankimatias@yahoo.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 19 Jun 2014 16:47:45 GMT

Comentário: Dr. Caio meu nome é Samanta perdi uma filha de 26 semanas e outro com 8 semanas pois o ultimo não desnvolveu quero saber como faço para marcar uma consulta ,quero saber valores sou de taubaté tem alguem para me indicar daqui preciso de ajuda to desesperado quero muito engravidar de novo mais não quero correr mais riscos



Nome: gabrielle flores pehl Email: gabrielleflorespehl@yahoo.com.br
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 29 Sep 2014 16:43:38 GMT

Comentário: Oi meninas, que engraçado eu estava fazendo meu pré natal na pucrs de quinze em quinze dias com pielonefrite, sendo que essa foi minha 3° gestação as duas primeiras perdi com 10 semanas, estava com 7 meses e perdi minha filha lá na pucrs, foi dada como morta no dia 17/08, se são especialistas porque nao viram este problema no inicio do pré natal? Se puderem gostaria de uma explicação.



Nome: Mayra Email: mayra_fleury@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 20 Nov 2014 13:18:16 GMT

Comentário: Tenho algum médico que você indica em Goiânia que faça bem a cerclagem???



Nome: carine de godoi Email: carinedegodoi@hotmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 21 May 2015 01:17:06 GMT

Comentário: Olá, gostaria de saber como faço para ser atendida na puc para ser avaliada e fazer a cerclagem, já tive duas perdas uma com 23 e outra com 25 semanas, na segunda perda o médico me diagnosticou com iic, pois as duas perdas foram iguais, dilatação sem dor, encurtamento do colo... Hoje estou grávida de 10+5 semanas e minha Go me deu uma carta me encaminhando para o alto risco para fazer cerclagem, mas isso faz 15 dias e a prefeitura de Novo Hamburgo não sabe quando vão conseguir me encaminhar para Porto Alegre, estou desesperada!! Me ajudem, Obrigada.



 cerclagem@cerclagem.com.br
 Comentários da autora  / Entrevistas Fale conosco




© Todos os direitos reservados a ERIVANE DE ALENCAR MORENO. Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que as fontes sejam citadas.
© Copyright 2010 

ATENÇÃO: as informações disponibilizadas neste site e fornecidas através da newsletter do site CERCLAGEM  têm propósitos orientadores, e não representam um substituto para aconselhamento e/ou tratamento médico especializado.



  Site Map