O que a doença celíaca tem a ver com infertilidade e prematuridade?


celiaca

Aos dois anos e oito meses de idade eu descobri que a minha filha é celíaca.


O que é a doença celíaca (DC)? É uma doença autoimune causada pela ingestão de glúten em pessoas geneticamente predispostas. Acomete a mucosa do intestino delgado causando a sua atrofia e, por conseqüência, dificultando a absorção de nutrientes. É uma doença permanente (para toda a vida).


Confesso que eu nunca tinha ouvido falar sobre esta doença e sendo assim, informo a vocês o que é e quais são as suas causas. 


Infertilidade inexplicada e abortos espontâneos são dois dos sintomas menos falados da Doença Celíaca. A doença celíaca pode afetar a fertilidade, a gravidez e o ciclo reprodutivo feminino ao longo da vida.


É nas mulheres que a doença celíaca provoca mais alterações no sistema reprodutivo, contudo - ainda que numa percentagem muito reduzida -, a DC também tem prevalência em homens com esta condição.

 

Vários estudos sobre a infertilidade inexplicada nas mulheres, por exemplo, quando não há infertilidade do parceiro ou obstrução tubular, referem à doença celíaca como a causa, em 4% a 8% dos casos.

A doença pode induzir atrasos no aparecimento da menarca (primeira menstruação), amenorreia secundária (ausência de menstruação durante três ou mais meses), e uma menopausa precoce, que pode chegar dois a três anos mais cedo do que o normal.

Estas alterações e a elevada incidência de abortos espontâneos, outro dos sintomas, contribuem para que as mulheres com doença celíaca tenham filhos mais tarde. Contudo a DC não tem apenas efeitos nas mães. Os bebés também são atingidos.

Os efeitos mais comuns referidos nos estudos são retardamento do crescimento fetal intra-uterino, parto pré-termo (prematuro), risco de nascimento por cesariana, bebés com baixo peso e reduzido período de amamentação.

Algumas destas consequências podem ser corrigidos por uma dieta isenta de glúten, até hoje a única “medicação” eficaz para a doença.

 

Para saber mais, acesse:

Acelbra - Associação dos Celíacos no Brasil

Tell a Friend

 


 cerclagem@cerclagem.com.br
 Comentários da autora  / Entrevistas Fale conosco




© Todos os direitos reservados a ERIVANE DE ALENCAR MORENO. Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que as fontes sejam citadas.
© Copyright 2010 

ATENÇÃO: as informações disponibilizadas neste site e fornecidas através da newsletter do site CERCLAGEM  têm propósitos orientadores, e não representam um substituto para aconselhamento e/ou tratamento médico especializado.



  Site Map